Turma do Fundo-do-Mar

O título por si só é auto descritivo. Uma história (4 no total) envolvendo uma turma que mora no mar. Conceito bastante simples. Já a criação como um todo, foi outra história.



Projeto

Livro Naturama


A ideia vem maturando desde finalzinho de 2011, mais de 10 anos (o tempo passa). Não posso, porém, avançar mais no assunto sem tocar numa parte importante da minha vida. Desde criança eu gosto de animais. É uma daquelas coisas que os pais apresentam pra gente e levamos conosco pro resto da vida. Não me recordo do número de vezes que fui ao zoológico de São Paulo. Sei que foram suficientes para me identificar com aquele mundo  de animais tão diversificado. Fora os programas de revistas de vida animal. Um exemplo são as enciclopédias Naturama. Um pouco antigas, quem tiver a oportunidade de ler, recomendo que o faça. É praticamente todo o abecedário da vida animal em toda sua grandeza (tenho-as com carinho até hoje) e fonte de inspiração.


Capas 

Capa I


Esse foi o primeiro desenho que concebi. Pintado a mão, em folha sulfite A4. Dos personagens criados, dois integram o elenco principal. Marinho - golfinho ao centro - e Marlin - apesar do nome, ele é um agulhão-vela. O Baiacu, a arraia e o polvo - ainda sem nomes - aparecerão em edições futuras. Na época achava esse um elenco bacana, bem proporcional, mostrando espécies variadas. Havia eu na alegria da criação, me esquecido de um problema; o enredo.

Caramba, como pude esquecer do óbvio? Criei os personagens, mas nem me ocorreu onde, e em que situação encaixá-los. Pior que isso (sim, havia me esquecido de outro detalhe), nenhum possuía particularidades. Melhor dizendo, eram muito dispersas. Hoje, olhando para esse desenho, consigo ver a personalidade compatível de cada espécie. O baiacu, por exemplo, aparenta ser alguém bacana, ainda que seu corpo coberto de espinhos causa algumas confusões, mas isso não importa - amigos de verdade te aceitam como é.

Pensando em corrigir vários furos na época, comecei pelo ambiente. Que são animais marinhos, isso é óbvio. Tão óbvio para mim que não tardou a pipocarem várias questões; qual tipo de habitat? Onde cada um iria viver? Alto-mar, recife, profundezas? Me embasando no comportamento das espécies que serviram de inspiração, o golfinho é encontrando tanto no mar aberto como próximo da costa. Já o agulhão-vela, sem chance, vive para além do mar, no oceano. As arraias costumam patrulhar o leito, procurando crustáceos e moluscos. Já polvos vivem nos recifes - ou em locais onde possam fazer uso de sua camuflagem. A solução para essa diversidade de comportamentos e habitats foi alterar um pouco isso e posicionar todos mais ou menos no mesmo lugar.

Escolhi como cenário final os recifes. Um lugar cheio de vida e cor. Até porque ficaria tedioso (pra não dizer sem emoção) ler histórias onde se via todos num fundo azul, com nada mais em volta. Os recifes em questão não ficam num lugar fictício. Está localizado em algum lugar da costa brasileira - o lugar específico está descrito no livro.


Capa II


Segunda versão


Agora nota-se uma mudança monumental nos traços. Dessa vez colori no photoshop. Uma coisa que não disse, criei esse série pensando no público infantil - crianças pequenas, entorno de 6 anos. Os personagens estão nessa facha-etária de idade.


Capa III


Terceira versão


Feita em meados de 2015, apresenta todos os personagens; os golfinhos Marino e Marina, o tubarão-branco Tuta (que apesar de filhote, é de longe o maior personagem), a água-viva Zula, a foca Lala, o caranguejo Cascudinho, o agulhão-bandeira Marlin e o nadador Diego.


Capa IV 


Versão moderna


Quarta e atual versão do livro. Embora Marina não apareça, ela faz parte da primeira historinha. Em ordem, as historinhas criadas são as seguintes:


A gruta Misteriosa: Marino e Marina são deixados pelos pais nos recifes (uma espécie de creche) enquanto pescar no alto-mar. Brincando de esconde-esconde, Marino depara-se com uma estranha gruta capaz de falar.

O Engano: estrelada por Tuta, o mesmo passeia sosegado quando vê algo que pensa ser Lala (sua amiga foca)

O Que Será?: certa manhã, Marlin, um rápido e extrovertido agulhão-bandeira, encontra-se com Cascudinho, seu amigo caranguejo, quando encontram "algo" que ambos nunca viram no mundo marinho.

"Aparência": Zula é uma sonhadora água-viva, que por causa de sua natureza, não tinha muito contato com outros animais. Incomodada com a solidão, encontra-se com outras espécies e pensa como seria se fosse "diferente".


primeira versão "crua"


A primeira página a apresentar dois dos primeiros personagens que criei. A primeira página do que com dedicação, se transformaria em minha primeira história infantil em quadrinhos. A primeira página que abriria horizontes para novos projetos (HQs e livros). Muitos "A primeira", um reconhecimento mais que justo para algo que rabiscava sem propósito.


A ideia original seria
um livro passatempo



A ideia inicial era fazer um livro em formato passatempo. Desafios como os do desenho acima, para aguçar o cérebro dos pequenos. Isso mudou a medida que ia fazendo os primeiros esboços das histórias. Acho bacana livros trazendo exercícios de raciocínio. Quem sabe aproveite o tema em algum projeto futuro.


Evolução dos Personagens






Nome: Marino.
Espécie: Golfinho nariz-de-garrafa.
Idade: 3 anos.
Tamanho: 1,30 m.
Peso: 20 kg.
Primeira aparição: "A Gruta Misteriosa".
Resumo: Um filhote alegre e brincalhão, Marino vem com frequência aos recifes. Ali fica seguro das embarcações e demais perigos existentes no mar-aberto... Ou não?





Nome: Marina.
Espécie: Golfinho nariz-de-garrafa.
Idade: 3 anos.
Tamanho: 1,30 m.
Peso: 20 kg.
Primeira aparição: "A Gruta Misteriosa".
Resumo: Parceira de brincadeiras de Marino. Ela é mais "sabida" que o amigo, tendo-o salvo de um perigo real.





Nome: Tuta.
Espécie: Tubarão-branco.
Idade: 3 anos.
Tamanho: 3,30 m.
Peso: 100 kg.
Primeira aparição: "O Engano".
Resumo: um filhote de tubarão-branco. Apesar da aparência, é inofensivo. O mesmo não achou o surfista que levou um baita susto.





Nome: Lala.
Espécie: Foca.
Idade: 3 anos.
Tamanho: 1,50 m.
Peso: 25 kg.
Primeira aparição: "O Engano".
Resumo: Uma amiga de Tuta, tem por principal característica a incomum coloração rosa. Porque será?





Nome: Diego.
Espécie: Humano.
Idade: aparente uns 20 anos.
Altura: 1,70 m.
Primeira aparição: "O Engano"/ "O que Será?".
Resumo: Aparenta ser muito desavisado. Com razão Marlin deu-lhe uma justa punição.






Nome: Marlin.
Espécie: agulhão-bandeira.
Idade: 3 anos.
Tamanho: 2 m.
Primeira aparição: "O Que Será?"
Resumo: O rapidinho da turma. É um peixe extrovertido, que vive acelerado.





Nome: Cascudinho.
Espécie: Caranguejo.
Idade: 3 anos.
Tamanho: 30 cm de largura.
Peso: 300 gramas.
Primeira aparição: "O que Será?"
Resumo: Pequeno e inseguro são as melhores formas de descrevê-lo. Raramente se arrisca longe da segurança da toca, e quando o faz é na companhai de algum amigo.





Nome: Zula.
Espécie: água-viva.
Idade: 3 anos.
Tamanho: 30 cm (diâmetro do corpo)/ 50 cm de comprimento (maior dos quatro tentáculos).
Peso: 100 gramas.
Primeira aparição: "Aparência".
Resumo: Ela se sente excluída da comunidade marinha. Razões para isso ela tem... Ou acha que tem.



Alguns personagens possuem mais de um nome (Tuta/ Shark-Shark, Cascudinho/ Crab, Zula/ Blueyl). Eram os nomes originais. A medida que desenvolvi o projeto, dei uma "abrasileirada". Quem tiver interesse em adquirir o exemplar, segue o link para a página de venda do livro.



Link do Livro para venda